Dicas super quentes – Lareiras

Com a chegada do frio, nada melhor do que uma lareira para deixar a casa quentinha e aconchegante. E a boa noticia é que há uma variedade enorme de modelos para escolher, do mais tradicional ao mais prático. Com certeza você vai encontrar um que se adapte às necessidades e características da sua casa. Quer saber como escolher a lareira ideal? Vamos dar algumas dicas.

A lareira a lenha é o modelo mais tradicional e conhecido. É também o único que proporciona o som agradável dos estalidos da madeira queimando, mas é preciso ter em conta que também produz cheiro, fumaça e cinzas. Geralmente é construída em alvenaria e pode ser encontrada em modelos pré-moldados metálicos ou de concreto, necessitando de chaminé para a sua exaustão. Essa lareira pode ser revestida externamente, dando charme e estilo à decoração do ambiente. Quem opta por este modelo precisa prever um espaço para um pequeno estoque de lenha. Em alguns apartamentos é possível aproveitar a chaminé da churrasqueira para a ligação do duto da lareira, o que viabiliza a sua instalação.

002

A lareira canadense ou de alto desempenho também funciona à lenha, porém possui uma porta de vidro cerâmico, resistente ao calor, que mantém a fumaça e as brasas dentro do equipamento. Este modelo também necessita chaminé e seu sistema de queima a altas temperaturas consome menos lenha que a lareira tradicional. É possível fazer a distribuição de dutos de ar pelo forro que saem da lareira e levam o ar aquecido aos outros ambientes da casa.

003

Moderna e prática, a lareira elétrica pode ser facilmente instalada em qualquer ambiente da casa, desde que haja uma tomada por perto. Como não há combustão, não gera sujeira e não necessita de dutos e chaminés. O efeito do fogo é dado por toras de cerâmica imitando troncos de madeira ou por imagens 3D.

A lareira funciona com controle remoto e você pode ligar sem nem levantar do sofá. Este modelo é muito eficaz em aquecimento e sua potência deve ser escolhida de acordo com o tamanho do ambiente, porém vale lembrar que quanto mais potente a lareira, mais energia elétrica ela tende a gastar.

04

A lareira a gás é mais uma opção de aquecimento que dispensa o uso de lenha e por isso não gera fuligem e não requer o uso de dutos para fumaça. Elegante e funcional, a chama desta lareira
é gerada por combustão de gás, tanto natural quanto GLP (o de botijão) e o acendimento pode ser feito por controle remoto. Para a sua instalação são necessários um ponto de gás no local da lareira e fonte de energia para o acendimento. Uma dica importante: antes de comprar a lareira, verifique se o modelo que você escolheu segue as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Observe também se a lareira possui uma válvula de segurança para cortar o gás caso a chama se apague, isso evita que o gás se espalhe pelo ambiente.

05

A lareira a álcool (ou ecológica) utiliza como combustível o etanol, substância renovável e menos poluente que não faz fumaça, não gera fuligem e dispensa chaminé. No entanto, para o equipamento funcionar com segurança é preciso instalar num ambiente com ventilação natural. Existem modelos de lareira a álcool portáteis que podem ser levados de um canto a outro da casa. Para quem dispensa a mobilidade, a opção é comprar somente o queimador, disponível em diversos tamanhos, e embutir num móvel ou base de alvenaria. Este tipo de lareira, apesar de ser facilmente transportado, esquenta da mesma forma que os outros modelos com chamas de verdade. Por isso fique atento, é preciso ter cuidado com o aquecimento de superfícies próximas, com crianças e animais de estimação.

06

E aí, já escolheu o seu modelo? Vale lembrar que, antes de começar a sua obra, é importante contratar uma equipe de montagem com experiência e qualidade, além de seguir corretamente as instruções do fabricante. Boa obra.

0 Comentários

Solicite contato

informação

ENDEREÇO

Rua Gen. Couto de Magalhães, 833
Bairro Higienópolis
CEP 90540-131 - Porto Alegre/RS

TELEFONE

(51) 3334-4108
Voltar ao topo